O dia 30 de janeiro de 2021 se tornou uma data histórica para o futebol são-joanense, quando pela primeira vez de forma oficial, a cidade recebeu um time da capital para a disputa de um campeonato. Pela segunda rodada do Mineiro, as cores tradicionais do maior clássico do estado se enfrentaram no Joaquim Portugal. O tradicional preto e branco do Athletic, recém chegado ao futebol profissional, enfrentou o azul e branco de uma das equipes mais tradicionais de Minas e do Brasil, o Cruzeiro. Foi também o reencontro do Esquadrão de Aço com sua torcida. Antes do juiz apitar, a festa no bairro Matosinhos já era feita. A torcida do Cruzeiro preparou uma blitz para receber o time de Belo Horizonte, que elogiou a festa cruzeirense. Já os donos da casa, comprovaram que podem contar com a torcida alvinegra para continuarem em busca dos objetivos em 2022.
De acordo com o clube, o público pagante foi de 2.291. Um número até menor do que esperado. Devido a pandemia da covid-19, crianças menores de 12 anos não puderam participar do jogo e foi necessário mostrar comprovante de vacinação.
Com mudanças nas equipes pelos dois lados, dentro de campo, o jogo começou nervoso. Em especial pelo lado do Athletic que sabia da importância de ganhar frente a uma das equipes favoritas para chegar até a final do campeonato. A partir dos 20 minutos da primeira etapa, o time do Roger Silva conseguiu colocar a bola no chão e tramar boas jogadas, mas sem grandes chances de ameaçar a meta adversária. O Cruzeiro, apesar do favoritismo, buscava construir as suas chances pelo lado direito, mas esbarrava em um meio de campo fraco e também não conseguiu balançar as redes no Joaquim Portugal.
No segundo tempo, o Athletic voltou e construiu uma jogada com três chances de gol. Kadu que havia acabado de entrar no lugar de Emerson, desperdiçou a melhor chance, mas se a rede tivesse balançado, o tento estaria irregular. Do contra-ataque, o Cruzeiro conseguiu balançar as redes, com quem havia sido procurado todo o primeiro tempo: Bruno José, que abriu o placar aos 2 minutos da etapa final, após cruzamento de Rafael Santos pela esquerda. O jogo continuou disputado, com erros e acertos para os dois lados sem conseguir alterar o placar. O Athletic que venceu a primeira fora de casa, e perdeu jogando com o apoio da torcida, agora já se prepara para mais um confronto fora de São João del-Rei. O time de Roger Silva viaja para encarar o Pouso Alegre, que vem de empate com o Villa Nova, na quarta-feira, dia 02 de fevereiro, às 19h30. Já o Cruzeiro, líder da competição, ao lado da Caldense, vai medir forças no clássico contra o América. Acompanhe as partidas do Athletic no Campeonato Mineiro pela Rádio Emboabas 92,7 e pelo facebook.com/radioemboabas.