Na madrugada de sábado (29), por volta de uma e meia, uma das guarnições da 189ª Companhia em serviço, empenhada foi em comparecer a um Posto de Combustível, na Rua Professora Antonina Dias Beltrão, no bairro da Fábricas em São João del-Rei, onde teria ocorrido um roubo.
No local, foi feito contato com o frentista do posto, MHS de 37 anos, o qual relatou que ali encontrava-se trabalhando, momento em que foi abordado por um homem, que trajava uma bermuda de cor clara, camisa de cor cinza, usava um boné de cor escura sobre a cabeça e portava uma bolsa tiracolo de cor preta. Ele lhe perguntou se poderia trocar uma nota de cinquenta reais, com sua negativa, o homem sacou uma arma de fogo da cintura e anunciou o roubo dizendo: “passa tudo que você tem ou vai pagar pra ver”. Assustado e temendo por sua integridade física, disse que retirou certa quantia em dinheiro que estava em seu bolso e a entregou ao autor, o qual evadiu a pé no sentido à rua Virgílio Carazza.
As características do autor imediatamente foram repassadas às demais guarnições em serviço e iniciado rastreamento, na tentativa de o localizarem.
Algum tempo depois, a central de operações do 38º Batalhão, recebeu solicitação do chefe da segurança de um baile que estava ocorrendo na sede do Social Futebol Clube, que um indivíduo havia criado tumulto no interior da sede e colocado para fora pelos seguranças. Que já do lado de fora o tal cidadão passou a fazer ameaças de morte aos seguranças, dizendo que ali retornaria para matar todos.
Ao passar as características e vestes do autor, os militares verificaram se tratar das mesmas do autor do roubo. O Chefe de segurança disse que eles conhecem o mesmo por ele sempre aprontar tumulto em eventos que frequenta, que ele é residente na cidade de Barroso.
Juntando as informações repassadas e também pelas filmagens que flagraram tal cidadão, constatou-se ser mesmo o mesmo autor. Assim sendo iniciado rastreamento direcionado agora a ele, contudo sem êxito em sua localização, até o início da manhã de sábado.
O boletim de ocorrência foi então registrado e encaminhado à delegacia de polícia civil, para as investigações posteriores.