Emboabas

Posto de saúde é porta de entrada para atendimento do SUS

Através do quadro Boca no Trombone da Emboabas Mais Informação, ouvintes têm relatado falta de médico e profissionais de saúde em alguns postos de saúde de São João del-Rei, inclusive na UBS da Cohab e Rio das Mortes. Segundo a secretaria municipal de saúde, está havendo uma transição entre os funcionários e os novos concursados e a expectativa é que até o mês de fevereiro a situação esteja normalizada.

O cenário é preocupante, já que o posto de saúde é a porta de entrada para os atendimentos primários do SUS – Sistema Único de Saúde. Inclusive, pensando em tornar mais claro como funciona a rede de atendimentos do SUS em São João del-Rei, professores e alunos que fazem parte do projeto de extensão PET Saúde dos cursos de Medicina, Psicologia e Educação Física da UFSJ produziram uma cartilha educativa. O objetivo é auxiliar a população no acesso ao sistema único de saúde.

Para entender melhor, a estudante, Nathália Soares, que faz parte do PET, explica o que é o SUS e como ele se organiza. “É um sistema de saúde do Brasil que busca garantir saúde a todos os brasileiros e isso vai passar por consultas, medicamentos, exames, cirurgias e tratamentos. Mas não é só isso, temos também visita domiciliar, campanha de vacinação, transplante, vigilância sanitária”, conta.

A UBS, unidade básica de saúde, faz parte do serviço de atenção primária à saúde e é como se fosse a porta de entrada com atendimento clínico, enfermagem, dentre outros.

Em casos que precisam de atendimento especializado, o SUS atende com a atenção secundária: “É o atendimento de especialista, por exemplo ortopedista ou cardiologista. É quando o problema de saúde não pode ser resolvido no postinho”.

Já no caso da atenção terciária, é para momentos graves ou urgentes. “Se o tratamento precisa de uma tecnologia muito avançada, como câncer, ou um acidente se você quebra um osso”, disse.

O documento completo está disponível no site ufsj.edu.br.

Sair da versão mobile