A 25ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes acontece entre os dias 21 a 29 de janeiro. O evento será realizado totalmente online, por conta do aumento no número de casos da Covid-19 na região. A coordenadora geral da Mostra, Raquel Hallak, comentou sobre a decisão de migrar para o formato virtual. “Foi um momento difícil, porque já estava sedo montando desde o dia 3 de janeiro. E convido as pessoas a se programarem porque todos os dias haverá exibição de filmes, debates. O que será diferente do ano passado é que nesta edição vamos seguir o que estava programado para o presencial e as sessões de filmes seguem seus horários”.
Na programação gratuita serão 169 filmes de 21 estados brasileiros, além de debates e rodas de conversa, oficinas, Mostrinha para crianças, homenagem, performance audiovisual, lançamento de livros e exposição virtual. Todas as atividades são abertas a todos interessados. “Vai apresentar ao público o que será o cinema brasileiro de 2022 com filmes inéditos durante 9 dias de evento, começado no dia 21. A programação é toda gratuita, com a temática Cinema em Transição em reflexo a situação do país e da pandemia”.
Toda programação pode ser acessada gratuitamente pela plataforma mostratiradentes.com.br. É preciso estar atento ao “sinal aberto” dos filmes, já que cada um deles ficará disponível por períodos limitados, seguindo os horários que estavam previstos na versão presencial. A maior parte será disponibilizada por períodos de 24 horas. “Toda a programação é por esse site, com filmes, oficinas, performances artísticas e tudo que planejamos. E oportunamente, quando pudermos, em Tiradentes vamos fazer cinema e teatro de rua, intervenções artísticas”, finaliza. Vale destacar que a Mostra de Cinema é considerada o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo.