Emboabas

Com alto número de casos confirmados para Covid-19, medidas sanitárias e esquema vacinal completo são fundamentais para frear contaminação

O início de 2022 está sendo marcado em São João del-Rei e região, pelo alto números de confirmações da Covi-19. De acordo com os boletins divulgados pela Secretaria de Saúde de São João del-Rei, a cidade chegou a confirmar 149 casos para a doença em 24 horas, um recorde de confirmações durante a pandemia. O grande número de casos acontece em um momento que grande parte da população já se vacinou contra a covid-19. O médico sanitarista e professor da Universidade Federal de São João del-Rei, Luiz Antônio Pinto, explica que mesmo uma pessoa mesmo vacinada pode contrair e transmitir o Coronavírus. No entanto, os casos graves são menos frequentes entre os vacinados, mas ainda ocorrem. “Todos nós sabemos desde o início que as vacinas não dão 100% de imunização. Haja vista que temos visto casos de pessoas com Covid-19 e esquema vacinal completo. Portanto não dá para afirmar que mesmo com uma cobertura vacinal, relativamente boa, a gente não vai ter propagação de contágios. Mesmo pessoas vacinadas podem transmitir e carregar o vírus”.

Por isso, mesmo com a vacinação é necessário que as pessoas mantenham os cuidados contra a doença, como o uso de máscara, o álcool em gel e evitar aglomerações, em especial nos locais fechados. A equipe de reportagens da Rádio Emboabas apurou que de 40 casos confirmados em um dia, 20 registros foram de pessoas que estavam em uma mesma festa, no fim de ano. Por isso, ainda que o esquema vacinal esteja completo, é necessário evitar as aglomerações. “O critério da cobertura vacinal, serviria para você permitir uma aglomeração quando a gente tivesse um controle praticamente total da pandemia acontecendo no país todo e não só na região”.

Os postos de saúde de São João del-Rei seguem vacinando com segundas doses da Pfizer, além de dose reforço (3ª dose) para pessoas acima de 18 anos que tomaram a segunda doses há pelo menos quatro meses e para gestantes acima 18 anos que tomaram a segunda doses há pelo menos cinco meses. A recomendação é que para otimizar o atendimento, a população entre em contato com a unidade de referência da sua vacinação, ou seja, aquela mais próxima da residência. O horário de funcionamento dos postos para a vacina é de 8h às 11h.

Sair da versão mobile