A Vigilância Epidemiológica de São João del-Rei já havia confirmado a circulação do vírus da gripe H3N2 no município. Esse é um dos subtipos da Influenza A: uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.
Os sintomas desse tipo de gripe são bastante comuns. São eles: tosse, coriza, garganta inflamada, febre alta, dores de cabeça, no corpo e fraqueza. Quem explica mais é a Michelle Nascimento, que é superintendente de serviços e programas em saúde da Secretaria Municipal. “Sintomas parecidos com os de qualquer gripe e da Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo. São os mesmos sintomas de gripe”.
Ela também reforçou porque o aumento nos casos de gripe mesmo o verão, já que a doença é mais comum no inverno. “Está relacionado a circulação desse vírus em outros países, onde é inverno. As pessoas viajam para cá, estão de férias e a globalização, o turismo que trouxe o vírus para cá nesta época”.
A população também é orientada a tomar a vacina contra a influenza, que está disponível nos postos de saúde de São João del-Rei. O imunizante previne o surgimento de complicações e óbitos.
Porém, vale destacar que segundo a superintendente a nova gripe ainda não é contemplada pelo imunizante, que sempre atende aos principais vírus em circulação no ano anterior. “É um vírus novo que foi detectado no final de 2021, então estará na vacina da próxima campanha. A vacina que nós temos hoje é da campanha passada e não tem a H3N2 dentre elas não”. Mesmo assim é fundamental se vacinar para se manter protegido dos demais vírus e a recomendação é sempre manter o cartão de vacinas completo e atualizado.
Para evitar o contágio da H3N2, bem como outras gripes e a covid-19, a Secretaria de Saúde orienta o uso de máscara, lavagem das mãos, etiqueta da tosse – ou seja, não levar a mão a boca ao tossir, mas sim o antebraço – além do distanciamento social.