Emboabas

Com alta demanda na UPA, Secretário de Saúde de São João del-Rei fala sobre troca de funcionários na pasta e prevê regularização em fevereiro

A Unidade de Pronto Atendimento, UPA, de São João del-Rei vem registrando um alto número de demandas de pacientes. A situação tem ligação com os casos gripais registrados em todo o país. No final de dezembro de 2021, a Secretaria de Saúde de São João del-Rei confirmou a circulação do vírus da gripe H3N2 no município – um dos subtipos da Influenza A. Naquele momento, a pasta de saúde já havia sinalizado o aumento da busca por atendimento nos serviços de saúde. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.

Com o alto número de casos gripais na cidade, por consequência houve um aumento da procura pelo sistema público de saúde. Como os sintomas da gripe são parecidos com a da Covi-19, muitas pessoas acabam procurando a unidade de saúde também para passarem por um teste da Covid. No entanto, os postos de saúde da cidade registraram uma baixa no número de funcionários.

O atual Secretário de Saúde Rene Marcos explicou a situação. “Devido o concurso público, alguns médicos foram demitidos e outros pediram demissão e não quiseram passar pela fase de transição. Mas o concurso já foi homologado e os novos funcionários devem ser contratados até o dia 01 de fevereiro”. A expectativa é que a partir da próxima semana, os funcionários já comecem a ser chamados para questões burocráticas, com expectativa de início de trabalho no mês de fevereiro. Ainda de acordo com o Secretário de Saúde está sendo feito uma remanejamento de profissionais de saúde para locais com maior necessidade de atendimento, como a UPA. “Estamos remanejando médicos, porque não conseguimos contratar médicos de um dia para outro. Estamos remanejando médicos para a UPA, local onde tem a maior concentração de demandas”.

Além dos funcionários que vão assumir a pasta, após o concurso, houve também o desligamento de oito médicos do Programa Mais Médico do Governo Federal. “Estivemos esse problema de profissionais que não quiseram ficar no momento de transição e também o desligamento de oito médicos do Programa do Governo Federal Mais Médico, e agora, estamos aguardando um novo quantitativo de médicos para a cidade. Mas com certeza em fevereiro vai ter voltado a normalidade”.  

A Prefeitura de São João del-Rei abriu nesta semana inscrições para processo seletivo simplificado para a contratação temporária de seis enfermeiros. O objetivo é suprir as necessidades do município no combate à pandemia, até a realização de um novo concurso público, que deve ser aberto, em abril ou maio, para suprir necessidades da Unidade de Pronto Atendimento.

Sair da versão mobile