Emboabas

Em 2021, Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei aplicou cerca de 160.000 doses de vacinas contra a Covid-19

Em 19 de janeiro de 2021, foram aplicadas as cinco primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 em são-joanenses, em uma cerimônia simbólica na Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Com a chegada de imunizantes durante todo o ano, São João del-Rei encerrou o ano com cerca de 160.000 doses de vacinas aplicadas. Sendo, 77.190 primeiras doses; 70.096 segundas doses e cerca 10.000 doses de reforços. Os dados são do Setor Epidemiológico da cidade.

A então enfermeira do setor epidemiológico de São João del-Rei, Eliene Freitas, falou sobre a campanha de vacinação. “Foi um processo com muita expectativa e limitações, lidando inicialmente com recursos muitos escassos. Existia uma demanda tão grande, para um quantitativo pequeno. E hoje, a gente pode dizer que o que acontece é ao contrário, teve momentos que houve até perdas de vacinas por questões da validade. Estamos evoluindo até a dose de reforço que é a terceira dose e registramos uma quantidade significativa de pessoas vacinadas e isso é muito importante”.

Sobre as doses que acabaram vencendo no município, Eliene justifica. “A vacina quando ela vem do estado, ela vem com a data da validade e com o público a ser vacinado. O Ministério da Saúde quando instituiu o prazo da dose de reforço para cinco mesesnão existia ainda um público que coubesse dentro da perspectiva. Então aconteceu de ter pequenas perdas e inclusive, isso gerou a nível nacional, não foi exclusivo do município, uma mudança na nota técnica passando a dose de reforço para quatro meses”.

Os postos de saúde do município seguem vacinando com primeiras, segundas e terceiras doses. As primeiras doses acontecem especialmente nas crianças que recém completaram 12 anos, uma vez que ainda não começou a vacinação em menores de 12 anos. Já aqueles que, por algum motivo, não receberam a segunda dose e já completaram três meses de aplicação da vacina AstraZeneca ou 21 dias da vacina Pfizer também devem procurar um dos postos de saúde da cidade. A dose de reforço está sendo aplicada em todos, maiores de 18 anos, que completaram 4 meses da segunda dose da vacina.  Para se vacinar, basta levar um documento de identificação, o cartão do SUS, e em casos de segunda ou terceira dose, os comprovantes anteriores da vacinação.

Sair da versão mobile