A Vigilância Epidemiológica de São João del-Rei confirmou a circulação do vírus da gripe H3N2 no município – um dos subtipos da Influenza A. A pasta de saúde já registra o aumento da busca por atendimento nos serviços de saúde. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.
O vírus H3N2 tem provocado surtos em várias regiões no Brasil e já pode ser encontrado em, pelo menos, 17 estados. Até a metade desta semana, em São Paulo, por exemplo, as internações por influenza já eram 25% do total das causadas por síndrome respiratória na rede pública. Já no Rio de Janeiro, neste mês de dezembro, a doença foi responsável por mais mortes do que a própria Covid-19.
Os sintomas desse tipo de gripe são bastante comuns. São eles: tosse, coriza, garganta inflamada, febre alta, dores de cabeça, no corpo e fraqueza.
Para evitar o contágio, a Secretaria de Saúde orienta o uso de máscara, lavagem das mãos, etiqueta da tosse – ou seja, não levar a mão a boca ao tossir, mas sim o antebraço – além do distanciamento social.
E a principal das recomendações: tomar a vacina contra a influenza, que está disponível em todas as unidades de saúde de São João del-Rei. O imunizante previne o surgimento de complicações e óbitos.
Mas é importante ressaltar que a vacina não promove proteção imediata. Os anticorpos protetores são identificados apenas a partir da segunda semana após ter recebido a dose.