Emboabas

Psicólogo são-joanense orienta sobre expectativas para 2022

A virada no calendário para muitas pessoas também indica uma virada nos hábitos, rotina e até mesmo nos objetivos. Não é incomum fazer planos e traçar metas para o ano que está chegando. E com a aproximação de 2022, muita gente está com as expectativas lá em cima.

Para entender porque o início de um ano novo é um momento em que muitas pessoas buscam a renovação, conversamos com o psicólogo são-joanense Raphael Lawrence. Ele explica: “Essa ideia é natural, de que as coisas funcionam em ciclos e têm começo, meio e fim, traz ao ser humano uma sensação de controle, de que novos ciclos trazem novas oportunidades”.

Os finais e começos de ciclo, como nova semana, novo mês e até novo ano podem servir de estímulo para nossa rotina. “Vivendo ciclos temos a possibilidade de tentar, errar, recomeçar. Esse pode ser um estímulo, principalmente quando tentamos novos hábitos. Injeta um ânimo diferente de que é possível, sim, mergulhar em novos horizontes”.
Porém, é preciso atenção para administrar melhor as expectativas e manter a esperança de forma saudável. “Temos muito ânimo e podemos nos propor metas irreais, esquecemos que o ano traz desafios. Esse é um momento de reflexão para ver o que plantamos e colhemos, as batalhas que lutamos e vencemos”. Ou seja, lembre-se de criar metas, mas também de colocá-las em prática.

Sair da versão mobile