O mercado de trabalho de Santa Cruz de Minas caminhou na contramão em novembro. O saldo de geração de empregos com carteira assinada ficou no negativo, indicando o fechamento de 18 postos de trabalho. Ao todo, foram 20 contratações frente a 38 demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e da Previdência.
Esta foi a primeira vez no ano que o município obeteve um resultado negativado. No mês anterior, em outubro, 13 novas vagas formais foram abertas. A expectativa é que em dezembro o índice volte para o positivo, uma vez que o mercado se aquece com as contratações temporárias de fim de ano.
A cidade histórica de Tiradentes, em contrapartida, gerou 59 postos de trabalho formais no penúltimo mês do ano – alta de 9,2% em relação a outubro. No total, foram 146 contratações contra 87 demissões.
O município reativou o ritmo de crescimento, após apresentar estabilidade entre setembro e outubro.
No cenário estadual, o caminho também é de aquecimento. Minas Gerais gerou 24.035 vagas formais de emprego, alta de 17,7% em relação ao mês anterior.