Em entrevista à Rádio Emboabas, o presidente da Câmara dos Vereadores de São João del-Rei, Stefânio Pires (PSL), disse que 2021 foi um ano desafiador, mas bastante produtivo. Em seu primeiro ano frente a presidência da casa legislativa, alegou que fez o possível para manter a harmonia entre os parlamentares. Também que inúmeros projetos importantes para o município foram discutidos e aprovados.
Em relação às maiores conquistas, citou saúde e educação. “Conseguimos um avanço muito grande em relação à saúde. A partir de primeiro de janeiro, os profissionais da saúde terão a opção de trabalhar em jornadas de 8 horas. Antes, o limite era de 4 a 5 horas. E a prefeitura tinha que contratar para trabalhar o restante do dia. Em relação aos professores, fizemos tudo o que nos foi solicitado para ajudá-los.”
Sobre as reclamações mais recorrentes registradas ao longo do ano, disse que, disparadamente, foram relativas ao abastecimento de água e esgoto. “É o que todos pedem todos os dias. Os maiores problemas de todas as administrações são: água e esgoto. São os motivos pelos quais a população sofre mais. Principalmente, por vazamentos, falta de água e esgoto estourado. A logística do Damae é falha. É uma instituição falida.”
Stefânio comentou, ainda, a situação econômica da câmara. Disse que, neste ano, a casa devolveu a prefeitura quase R$ 2 milhões. Explicou que isso foi possível graças ao enxugamento de gastos não essenciais e a pesquisas de mercado no momento de adquirir, por exemplo, equipamentos para a estrutura da câmara.
Para 2022, o parlamentar espera seguir com seus projetos e realizar novas reformas na casa legislativa. “Agora, em 2021, consegui a autorização do Patrimônio para retirar as grades da parte da frente da Câmara. Elas dão um sentimento de que estamos fugindo do eleitor. A Flávia, arquiteta responsável, já fez um projeto dentro dos moldes do patrimônio. Vamos também pintar a parte externa da Casa; colocar ares condicionados; manter a linha de harmonia entre mim e os outros vereadores; além de fazer com que 2022 feche com um balanço financeiro positivo, assim como neste ano.”
Vale lembrar que os vereadores estão de recesso. As reuniões vão ser retomadas em fevereiro de 2022. A expectativa, segundo Stefânio, é que as transmissões online continuem para que toda a população possa acompanhar.