O Athletic Club de São João del-Rei, anunciou na terça-feira, dia 21 de dezembro, a transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o novo modelo de clube-empresa instituído no Brasil. A empresa V2 Participações terá 49% de participação no controle do futebol do clube de São João del Rei, que permanece com 51%.
A empresa V2 Participações foi criada pelos empresários mineiros Vinícius Diniz e Victor Felipe Oliveira, especialmente para investir em futebol. O clube mantinha contato com a empresa desde setembro.
De acordo com nota oficial divulgada pelo Athletic, o foco inicial da parceria é fazer melhorias na infraestrutura do clube: o Estádio Joaquim Portugal passará por modernização e será construído um novo centro de treinamento e formação de jogadores de base. O projeto do CT é do mesmo arquiteto, responsável pelo novo estádio do Atlético-MG.
Este novo formato de gestão permite que clubes de futebol, que em grande parte adotam o modelo de associação sem fins lucrativos, possam se tornar empresas. E dessa forma, podem ter o capital social vendido para novos sócios e receber investimentos privados e públicos, de empresas e de pessoas físicas. Outro ponto positivo é que o novo modelo oferece aos clubes uma maior viabilidade para superar crises financeiras, como foi o caso do Cruzeiro Esporte que Clube, o primeiro time brasileiro a se tornar SAF, ao ter 90% das suas ações compradas pelo ex-jogador, Ronaldo Fenômeno.
O Athletic Club vai representar pelo segundo ano, São João del-Rei e região na Primeira Divisão do Campeonato Mineiro, ao lado das principais equipes do estado.