No final da tarde de segunda-feira (20), por volta das17h30, policiais militares realizavam patrulhamento preventivo pelo bairro do Cerrado em São Tiago, momento em que transitando junto à BR 494, depararam com um cidadão, parado às margens daquela via, o qual passou a agir de forma nervosa e inquieta, ao notar a presença da viatura policial.
Desconfiado, os militares o abordaram e indagaram o que ali ele fazia, dizendo que estaria aguardando para pegar o ônibus com destino a São João del-Rei. Solicitaram para que ele se identificasse, foi então que ele se enrolou ao passar um nome errado. Os militares fizeram então consulta à central de operações do 38º Batalhão, e conseguiram a real identificação dele, tratando-se do cidadão Leandro Joé da Silva, de 35 anos, residente na Vila Santa Terezinha em São João del-Rei.
Submetido a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado em seu poder. Realizada consulta ao sistema de informações de segurança pública, foi constatado que contra ele havia um mandado de prisão em aberto. Assim sendo, foi ele cientificado do teor do mandado, recebeu voz de prisão e levado primeiramente até a sede do pelotão em São Tiago, onde o boletim de ocorrência foi registrado. Em seguida conduzido até a delegacia de polícia civil de plantão em São João del-Rei. Ali colocado foi à disposição da autoridade policial para passar pelos tramites pertinentes e seu posterior encaminhamento ao sistema prisional.