Até o dia 14 de dezembro de 2021, o Centro de Testagem de Aconselhamento (CTA) que atende a microrregião de São João del-Rei registrou 13 casos de HIV. HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, o vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.
Em 2020, o número também chamou atenção: foram 28 casos no ano. A informação é da psicóloga do CTA Maria Tereza: “2020 com 3 vezes menos pessoas testadas, o número de casos aumentou para 28. Em 2021, até agora, temos 13 casos e que bom que estamos com essa diminuição de pessoas infectadas. E em relação à Sífilis, estamos com número crescente de pessoas infectadas com essa bactéria. Tem tratamento, tem cura, mas também é grave”, reforça.
Em caso de exposição à situação de risco, como sexo desprotegido ou compartilhamento de seringas, a orientação é que nas primeiras 72 horas procure o Hospital Nossa Senhora das Mercês. “Se ocorrer qualquer caso de violência sexual; ou pessoas que tiveram relação sexual e não usou o preservativo ou se rompeu, o local que tem que ser procurado nas primeiras 72 horas é o Hospital Nossa Senhora das Mercês, que é a nossa porta de entrada para realizar a profilaxia pós exposição”.
Após 30 dias, a recomendação é entrar em contato com o CTA. Esse prazo é importante para que a doença possa ser detectada pelo teste rápido. Além do HIV, o CTA testa para Hepatites B e C e Sífilis. O endereço é Avenida Tiradentes, 136 no Centro e o telefone é (32) 3372-8097. O horário de funcionamento é até às 17h, e a testagem rápida é de 7h30 às 10h e de 13h às 15h30 com documento com foto e CPF.