Com o anúncio da desistência da implantação da fábrica da Heineken em Pedro Leopoldo, nesta semana, está ocorrendo uma intensa movimentação dos municípios mineiros para abrigar a nova fábrica. No início da tarde desta sexta-feira, dia 17, São João del-Rei também manifestou interesse em receber a empresa. A Secretária de Governo, Adriana Rodrigues, comentou sobre. A decisão e convidou os são-joanenses para apoiarem a iniciativa da cidade. “O município de São João del-Rei está lançando hoje a campanha #VEMPARASAOJOAOHEINEKEN. Quero neste momento pedir o apoio da população de São João del-Rei à essa campanha, pois a cervejaria Heineken pronunciou essa semana que devido a um problema arqueológico na cidade de Pedro Leopoldo eles não vão mais instalar sua fábrica naquela localidade, mas permanece em Minas Gerais. Por isso, São João del-Rei está de portas abertas para receber essa cervejaria, que poderá gerar muito emprego e renda para nossa localidade. Peço o apoio da população nessa campanha #VEMPARASAOJOAOHEINEKEN.”
Na região, Barroso e Barbacena também manifestaram a intenção de receber a cervejaria. Em Pedro Leopoldo, local inicialmente escolhido para a empresa instalar sua fábrica, houve diferentes entendimentos de órgão da sociedade por ser a área de preservação ambiental e arqueológica, já que ficava a 800 metros da região da Lapa Vermelha, onde o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas foi descoberto, em 1975.
Com as dificuldades, a empresa tomou a decisão de buscar outra cidade, que apoie a instalação da empresa, para atender a demanda nos próximos anos.