O Natal é considerado a melhor época para o comércio. Com as vendas de final de ano, a economia local fica aquecida e a circulação de pessoas cresce pelas ruas. Neste ano, por exemplo, é previsto para esta data um lucro estimado em R$ 68,4 bilhões para o varejo do Brasil, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Em São João del-Rei, a expectativa também é otimista, como relata o presidente da ACI del Rei José Egídio. “Temos uma confiança de que teremos um Natal com vendas e a expectativa é boa, estamos muito otimistas. A nossa avaliação é positiva”, relata. Com o alto fluxo de clientes e o horário expandido para atender a demanda, um alerta é feito para os lojistas em relação à possíveis golpistas. “Infelizmente, golpistas sempre inovam na busca de tirar proveito das pessoas e do comércio. Estamos preparando uma cartilha de orientação e vamos criar um número para que a pessoa possa tirar dúvida. Infelizmente, acontece o ao inteiro, mas no final do ano há uma tendência de crescimento”. Em caso de suspeitas, a Polícia Militar estará reforçando o policiamento ostensivo em ação Natalina.
Já para os clientes, a orientação do presidente da ACI é de valorizar o comércio local, gerando emprego e renda na cidade. “É importante que a pessoa compre na cidade. Temos excelentes lojas, restaurantes e bares. É uma infraestrutura muito boa e quando você prestigia o comércio da cidade é mais impostos, mais renda e mais empregos, e indiretamente você ajuda a sua cidade”, explica. Vale lembrar que a partir do dia 13 de dezembro, o comércio tem horário estendido até ás 20h.