Aquele velho ditado de que todo cuidado é pouco segue atual. No dia 19 de novembro, um estabelecimento comercial de São João del-Rei acionou a Polícia Militar após ter recebido uma nota de R$ 200,00 pela venda de um tênis que custava R$ 75,90. O comerciante devolveu o troco ao cliente e só depois percebeu que a nota era falsa. O Aspirante a Oficial da PM, Artur Rafael de Resende Amaral, tem dicas de como proceder nesses casos. “Situações como essas, ocorrem frequentemente. Uma dica que a gente dá ao comerciante é não realizar a venda, ou o troco com a pressa. Analise a cédula e verifique os itens de segurança da cédula”.
Artur também destaca que os comerciantes e funcionários devem ficar atentos a características de cada nota. A de 200 reais, por exemplo, em circulação há pouco tempo precisa de uma atenção maior. “Inclusive uma dica interessante para quem não tem conhecimento desses itens de segurança da cédula, é um aplicativo do Governo Federal: Dinheiro Brasileiro. Ele não determina se a nota é falsa ou verdadeira, contudo a pessoa vai ter condições de conhecer melhor a cédula e poder diferenciar a falsa da verdadeira”.
No caso do recebimento de uma moeda falsa, a orientação é entrar em contato com a Polícia Militar. “Qualquer caso de dinheiro falso é necessário fazer um boletim de ocorrência. Em caso de flagrante, para que a gente possa tá prendendo essa pessoa ou verificando o que aconteceu, porque talvez a pessoa possa ser vítima da situação”. A Polícia Militar atende 24 horas pelo 190.