No dia 27 de novembro, se lembrou o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Essa data, criada por meio de uma Portaria do Ministério da Saúde, tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção e também a importância do diagnóstico precoce para a cura.
Ao longo desse mês, a Associação de Amparo a Pacientes com Câncer, a ASAPAC, realizou uma série de ações educativas, como blitz e palestras a fim de informar os são-joanenses. Valdecir Braga, que é gerente da ASAPAC, esclarece qual a importância dessas ações. “A APAPAC todo ano promove uma semana voltada ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. Apesar do mês de novembro ser voltado ao câncer de próstata, todo ano falamos de diversos tipos de câncer e os tratamentos”.
O câncer de pele é o mais comum no Brasil, seguido pelo câncer de mama nas mulheres e câncer de próstata nos homens. Muitas vezes, a doença pode ser silenciosa, por isso exames de prevenção são grandes aliados. A ASAPAC oferta apoio com diversos profissionais. “Além do tratamento, o acompanhamento que oferecemos aqui. Medicamentos, suplementos, profissionais multidisciplinar como nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, enfermeiros, fisioterapeuta. Tudo para acompanhar esse paciente. Temos casa de apoio para quem é de fora. E levar informação para a população durante esses eventos para ajudar a ter um diagnóstico precoce”, relata Valdecir.
De acordo com o Ministério da Saúde, alimentação equilibrada, exercícios físicos e controle do peso são ações que ajudam a prevenir o câncer.