Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e maior flexibilização das atividades, a população tem dúvidas sobre as medidas de prevenção à doença. Ações como a disponibilização do álcool em gel e a utilização de máscara de proteção individual em locais fechados seguem sendo normas para eventos e atividades de rotina. Quem explica porque essas medidas seguem sendo importantes e orienta é o médico em estratégia de saúde da família Daniel Fernando. “As medidas de prevenção continuam as mesmas, mas vale a pena ressaltar que o uso de máscara em locais fechados ou onde não é possível manter o distanciamento, a higiene das mãos com álcool 70% e a distância segura são medidas que ainda devem ser seguidas”.
Uma dica valiosa é dar prioridade para locais abertos e bem ventilados. “Com as alterações dos protocolos do Minas Consciente e a vacinação, uma dica que dou a todos meus pacientes é dar preferência a ambientes abertos ou bem ventilados, porque no ambiente fechado a propagação do vírus é muito mais fácil”. Outra doenças são transmitidas da mesma forma que a Covid-19, ou seja de forma viral, por isso as medidas de prevenção também contribuem para evitar outros contágios. “Doenças virais e bacterianas são transmitidas da mesma maneira como a Covid e uma das mais comuns que todos já tiveram é a gripe, mas podemos citar sarampo, caxumba, H1N1, hanseníase, dentre outras”.
Vale lembrar que em São João del-Rei, desde o último dia 6 de novembro, não é obrigatório o uso da máscara em locais abertos. Já no Estado de Minas Gerais, com atualização do dia 22 de novembro, grandes eventos devem exigir o uso de máscara e comprovação da vacinação por meio do Certificado Nacional de Imunização de todos os participantes com as duas doses ou dose única ou teste negativo para a doença.