Foi na noite de quarta-feira (24), por volta das 19h. Durante patrulhamento preventivo, policiais militares receberam denúncia de pessoa que preferiu ficar no anonimato, dando conta de que em uma residência, na Rua Antônio Lopes Gouveia, na Vila Nossa Senhora de Fátima em São João del-Rei, um cidadão teria feito disparos de arma de fogo no quintal da casa.
Assim sendo e contando com o serviço de inteligência do 38º Batalhão, os militares localizaram o tal imóvel e o nome do homem que havia feito os disparos.
Deslocaram então até a respectiva residência e ali, após autorização, entraram na casa e detiveram o suspeito no interior do banheiro. Foi ele identificado como sendo o cidadão S.I.B. de 39 anos, que havia dispensado a arma dentro do cesto de lixo do banheiro.
Os militares recolheram o mesmo e viram tratar-se de um Revólver Rossi, calibre .38 com cinco munições intactas. Ao submeterem o cidadão a busca pessoal, em um dos bolsos da roupa que trajava, foram localizadas mais quatro munições intactas de mesmo calibre.
Indagado, o autor assumiu a propriedade da arma, dizendo tê-la adquirido de um conhecido seu e pela qual pagou a quantia de três mil reais. Ainda segundo ele a arma seria para sua segurança, visto estar sofrendo ameaças de morte, por parte de desafetos que ele não quis identificar.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo ao cidadão o qual, juntamente com o revólver e munições recolhidas, levado foi para a delegacia de polícia civil.
Ali pelos militares foi devidamente qualificado em boletim de ocorrência e em seguida colocado à disposição da autoridade policial de plantão para ser ouvido, dar detalhes sobre a procedência da arma e ter o flagrante ratificado.