Na tarde de segunda-feira (22), empenhados pela central de operações do 38º Batalhão, policiais militares deslocaram até uma agência bancária, no centro de São João Del-Rei, onde funcionários informaram que no interior do banco havia um homem tentando abrir uma conta, com documentação falsa.
Ali chegando fizeram a abordagem são tal cidadão, que portava uma carteira de identidade em nome de R.F, expedida no Estado de São Paulo. Muito nervoso, ao ser indagado ele acabou entrando em contradição em relatar o nome dos pais que estava na carteira de identidade.
Depois de conversarem por um tempo com o cidadão, os militares acabaram por descobrir a real identidade dele, se tratando do cidadão E.S.C, de 39 anos, residente na cidade de Congonhas. Foi então submetido a busca pessoal, e em seu poder localizada uma chave de um veículo Fiat que o cidadão disse estar estacionado no Largo Tamandaré.
Os militares foram até o veículo e em seu interior localizaram mais três carteiras de identidades com nomes diferentes e o retrato do autor elas. O Veículo foi então recolhido ao pátio credenciado.
Novamente indagado, E.S.C acabou confessando que estava tentando abrir contas em agências bancárias com nomes falsos, para posteriormente conseguir empréstimos e pagar uma dívida de cento e oitenta mil reais que tem para com a Máfia Chinesa na cidade de São Paulo.
Diante dos fatos, foi a ele dada voz de prisão por falsidade ideológica e levado até a delegacia de polícia civil, juntamente com os documentos falsos. Ali, após registrado o fato em boletim de ocorrência, foi colocado à disposição da autoridade policial de plantão para ser ouvido e ratificação do flagrante.