Emboabas

Exercício físico é grande aliado para prevenir osteoporose

Foto: Ilustrativa/Pixabay

A Osteoporose é uma doença marcada pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. Os números da Federação Internacional de Osteoporose estimam que o contingente de pessoas com a doença no Brasil seja de 10 milhões de indivíduos. O acadêmico de medicina Vinícius Resende explica como o osso se constitui: “O osso, além de promover a sustentação, é a fonte de cálcio para diversas funções como batimentos cardíacos e força muscular. É como se fosse uma esponja bem dura que esfarela e se reconstrói durante a nossa vida toda”.

Por isso, com a idade o osso vai perdendo sua massa mais do que o organismo consegue repor, ficando mais frágil. “Chega uma hora que se esfarela mais que se reconstitui e isso começa a acontecer a partir dos 35 anos. É o metabolismo do osso e muitas pessoas podem não apresentar nenhum sintoma até que têm uma fatura. Os locais mais atingidos são bacia, braço e coluna”, reforça. Nas mulheres, esse processo é mais acentuado a partir da menopausa, devido à queda dos níveis do hormônio estrogênio, que auxilia na fixação do cálcio no esqueleto. Daí a maior incidência de osteoporose entre elas.

Para prevenir, ter uma alimentação rica em cálcio e exercícios físicos como caminhada são grandes aliados. “A prevenção começa na infância. Precisamos de pelo menos 25% do corpo exposto à raios solares. E é importante lembrar também das atividades físicas em qualquer fase da vida, principalmente as de impacto, como caminhada e corrida leve. O alongamento também ajuda na saúde do osso”. Outro ponto fundamental para quem sofre com o doença, é evitar quedas que podem ocasionar fraturas. Tapetes e móveis que atrapalham a circulação dentro de casa devem ser evitados.

Sair da versão mobile