Através de postagem nas redes sociais, o prefeito Nivaldo José de Andrade (PSL) informou que o uso de máscara de proteção individual não é mais obrigatório em São João del-Rei, desde o sábado, dia 6 de novembro. De acordo com a nota, a medida vale para as áreas urbanas livres e que o uso das máscaras em ambiente fechados, como dentro de lojas, segue sendo obrigatório.
Em entrevista à Rádio Emboabas Mais Informação na última quarta-feira, dia 3 de novembro, Nivaldo já havia comentado sobre uma possível liberação. “Em outros Estados, ninguém está usando máscara na rua para andar, como Rio e Brasília. Na rua, não vai precisar de máscara. Será nos ambientes fechados, como escola, hospital, bares, lojas… Agora, para caminhar em praça e caminhar na rua, eu acho que em breve o Brasil inteiro vai liberar”, disse na data.
Recentemente, a Secretaria de Estado de Saúde e Minas Gerais informou que a flexibilização do uso de máscaras em lugares abertos, como parques, praças e ruas, deveria ocorrer a partir do próximo mês, quando mais de 70% da população estivesse vacinada com duas doses ou dose única contra a Covid-19. Segundo informações da pasta estadual, na última quinta-feira, 4 de novembro, 64,14% das pessoas acima de 12 anos já haviam completado o esquema vacinal com a dose única ou duas doses do imunizante contra Covid-19.
O uso de máscaras em São João del-Rei era obrigatório desde o decreto nº 8.654, de 27 de abril de 2020. O documento trata da obrigatoriedade do uso da máscara para acesso aos prédios públicos, comércio em geral e vias públicas. A expectativa é que a mudança seja ainda publicada no Diário Oficial do município.