O boletim semanal do acompanhamento da pandemia da Covid-19 realizado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE) da UFSJ indicou que dos 43 municípios do Campo das Vertentes, 7 municípios têm tendência de aceleração na média móvel de casos. Esse resultado é observado quando a média móvel atual de casos elevou-se em mais de 15% do que a média de 14 dias atrás.
A média móvel é um indicador de como o contágio acontece e compara a média dos últimos sete dias com a média de duas semanas atrás. Caso seja menor que 15% a tendência é de redução. E caso esteja entre -15% e +15% é tendência de estabilidade.
De acordo com o boletim do dia 3 de novembro, tanto Santa Cruz de Minas quanto Tiradentes se encontram na faixa indicada como aceleração. Segundo os boletins epidemiológicos divulgados pelas prefeituras municipais na quinta-feira, 4 de outubro, cada uma das cidades tem 20 casos ativos da doença. De forma detalhada, Tiradentes tem 700 casos confirmados desde o começo da pandemia, desses 661 já se recuperaram e 19 vieram a óbito. Já em Santa Cruz de Minas, o número é de 850 confirmados, dos quais 807 já se recuperaram e 23 faleceram em decorrência de complicações. Apesar da indicada aceleração, em Santa Cruz de Minas a média é de 1 caso por dia na última semana e em Tiradentes, 1,71 caso a cada dia.
Vale reforçar que o uso de máscara de proteção individual e a higiene frequente das mãos ainda são recomendações das autoridades de saúde.