O mês de outubro foi bastante chuvoso no Campo das Vertentes. O volume que veio dos céus superou as expectativas e trouxe um pouco de alívio, já que todo o país enfrenta um longo e duro período de crise hídrica.
Antes mesmo que as primeiras gotas caíssem, os moradores da zona rural de São João del-Rei se mobilizaram. Relataram por meio do “Boca no Trombone”, transmitido pela 92,7 FM Emboabas Mais Informação, que alguns trechos, como em Trindade e Cajuru, estavam intransitáveis. E a maior preocupação era que a chegada das chuvas intensas trouxesse transtornos ainda mais graves.
Em entrevista à Rádio Emboabas, o prefeito Nivaldo de Andrade, confirmou que obras de reparo vão ser realizadas em toda a zona rural. Sobretudo nos pontos mais críticos. “A licitação já foi feita. E agora, em toda a zona rural, vamos começar a calçar os pontos críticos. Vamos calçar todos aqueles morros que agarram”.
Em setembro, o executivo municipal havia anunciado que um pregão estava em andamento para a compra de materiais e equipamentos necessários para manutenção das estradas. Também que as obras aconteceriam nesta reta final de ano.
Nivaldo disse, ainda, que a operação Tapa Buracos continua em toda a cidade. “Temos asfaltamento agora na Colônia. Até sexta-feira (05), vai ter também no Córrego da Galinha, perto de um posto de combustíveis no Bom Pastor, vamos asfaltar três ruas nessa região. Teremos Tapa Buracos em toda a São João del-Rei”.
Complementou dizendo que as últimas localidades que receberam a operação foram: Goiabeiras, Januário e distrito do Rio das Mortes.