A Secretaria Municipal de Assistência Social tem como objetivo fornecer apoio aos indivíduos e famílias no enfrentamento das dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Maria Eduarda Nogueira é a responsável deste setor em Santa Cruz de Minas. Ela destaca quais são as principais funções. “Atualmente, é composta pela própria secretaria e pelo CRAS. Temos o Benefício de prestação continuada (BPC), material de construção, atendimento à dependentes químicos com encaminhamento para as clínicas, dentre outros serviços”, explica.
O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro, criado pelo Governo Federal, que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele é a porta de entrada para diversos programas sociais, como tarifa social da energia elétrica, por exemplo. Também foi através destes dados que foram contempladas as famílias do Auxílio Emergencial Mineiro. A secretária explica mais sobre o CadÚnico. “Esse cadastro é de extrema importância para o município e para o Estado também para ter ciência da situação econômica dos nossos moradores. Também é importante para os moradores, porque através dele conseguimos desconto na conta de luz, isenção da carteira de identidade, em concursos e provas, como o ENEM e o Bolsa Família – que é por onde a maioria das pessoas conhece o cadastro único”.
Maria Eduarda esclarece que toda família pode se inscrever no CadÚnico. Ao se inscrever ou atualizar seus dados, a população pode participar de diversos programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado. “Qualquer família pode se inscrever. A renda total tem que ser de até 3 salários mínimos. É o próprio sistema que avalia e o cadastro é auto declaratório. É uma conversa mesmo”, disse.
Os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social, localizada no endereço Rua Getúlio Vargas, 60 – Centro, ao lado da Polícia Civil em Santa Cruz de Minas. O telefone para contato é o (32) 3372-1835.