São João del-Rei gerou 116 novas vagas formais de emprego em setembro. Embora tenha mantido a tendência de abertura de mais de 100 postos de trabalho mensalmente, o desempenho ficou abaixo do de agosto, quando foram geradas 197 vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Ao todo foram 683 contratações contra 567 demissões. Se comparado com setembro de 2020, o resultado é 8,4% maior. À época, o cenário epidemiológico da pandemia no município e no país era outro. As restrições sanitárias eram bem mais rígidas.
A cidade histórica acompanhou o desempenho do Brasil e de Minas Gerais, quem também tiveram saldos positivos elevados, porém, inferiores frente ao mês de agosto. O estado mineiro, por exemplo, gerou 29.029 novas vagas com carteira assinada em setembro, número 32,9% menor em relação ao mês anterior.
O setor que mais ofereceu possibilidades de emprego foi o de serviços, que abriu mais de 16.400 vagas. Em seguida, os melhores desempenhos foram da indústria geral, comércio e construção civil. O único que apresentou saldo negativo foi a agricultura, que fechou 2.361 postos de trabalho.