Após ser adiado, em virtude do não recebimento de vacinas da fabricante Pfizer, a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei divulgou um novo calendário de segunda doses para vacinados com vacinas da Pfizer. São-joanenses que tomaram a primeira dose da Pfizer contra a Covid-19, em 05 e 06 de agosto, recebem a segunda dose na quinta-feira, 04 de novembro. Já os vacinados com a Pfizer no dia 10 de agosto, recebe a segunda dose no dia 05 de novembro, sexta-feira. Todos que foram vacinados com o imunizante da Pfizer anteriores ao dia 04 de agosto, e que ainda não receberam a segunda dose, devem comparecer para a repescagem também em uma destas datas.
O horário é de 8 às 11 horas para quem estiver de veículo; já para quem for a pé, será de 11h às 12h. É indispensável apresentar o canhoto da primeira dose e o RG. Quem desejar, pode levar um quilo de alimento não perecível para fazer uma doação.
Com o calendário divulgado, a Secretaria de Saúde mantém o compromisso de completar o esquema vacinal dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde. Os estudos que apontam a alta eficácia no combate ao vírus apenas depois do reforço do imunizante, afirmam que quem tomou AstraZeneca ou Pfizer deve ser imunizado com a segunda dose depois de 90 dias da primeira. Já quem foi vacinado com a Coronavac, do Instituto Butantan, deve tomar a segunda dose no intervalo de 21 a 28 dias após a primeira.
Os únicos que não precisam receber o reforço são os imunizados com a vacina da Janssen, que é de dose única. Apesar de ser permitido um adiantamento das datas, o Ministério da Saúde não está enviando doses suficientes para cumprir o calendário de forma antecipada.
Lembrando que em São João del-Rei, quem foi vacinado em algum posto de saúde deve retornar a mesma unidade para completar a imunização. Já quem foi vacinado no esquema de drive-thru, deve voltar ao Parque de Exposições.