Na última sexta-feira, 22 de outubro, o Governo de Minas Gerais divulgou que a partir de 3 de novembro as aulas presenciais não serão mais facultativas nas redes públicas e privadas de ensino em todo o Estado de Minas Gerais. Isso porque foi aprovado um novo protocolo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, e a medida também acaba com a exigência de distanciamento adicional de 0,90 metro entre os estudantes nos ambientes da escola.
Entretanto, a retomada presencial ainda não será realizada na Rede Municipal de Ensino em São João del-Rei neste momento. Quem explica é a secretaria municipal de educação, Cíntia Leite. “O município terá sua individualidade, estamos seguindo alguns contextos jurídicos. A competência de direcionar essas ações é do município e estamos ainda realizando modificações nas escolas e na retomada, que entendemos que deverá ser obrigatória em 2022”. Ela reforça que o município tem autonomia para determinar sobre a retomada. Em entrevista anterior à rádio Emboabas, o prefeito Nivaldo de Andrade já havia afirmado que há uma demanda pela contratação de motoristas escolares antes do retorno presencial. A secretaria esclarece: “Estamos no momento de concurso e nós estamos sem essa mão de obra ainda, de motoristas. Teremos isso homologado e oficializado para o ano que vem”.
Ainda de acordo com Cíntia, todas as medidas necessárias estão sendo realizadas, inclusive reformas nas escolas. “Estamos em reforma em algumas escolas que precisam de adequação de piso e algumas situações de reparos. Além das medidas do quantitativo de carteiras na sala de aula e o distanciamento”, relata. Reforçando que neste momento as aulas na rede municipal de São João del-Rei continuam acontecendo em formato remoto, através dos PETs e atividades online.