Foi no final da manhã de sábado (23), por volta de 12h. A central de operações do 38º Batalhão recebeu denúncia anônima, via 190, dando conta de que na praça do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João Del-Rei, um indivíduo de cor clara, trajando uma camisa de cor rosa, bermuda e usando um boné sobre a cabeça, estaria portando uma arma de fogo em sua cintura.
De imediato, guarnições em serviço foram para o local deslocada. Ali chegando os militares depararam com um cidadão com as mesmas características do acusado. Ao notar a aproximação da viatura policial, ele correu para o interior de um bar e dispensou algo, jogando por sobre o balcão do bar.
Foi então abordado e identificado como sendo RRR, de 34 anos. Submetido a busca pessoal, em um dos bolsos de sua bermuda, foram localizadas três pedras de crack. Indagado ele assumiu a propriedade delas, relatando ser usuário e que seriam para consumo pessoal, só não revelou onde e nem de quem as adquiriu.
Feita buscas atrás do balcão e onde ele havia dispensado algo, ali os militares localizaram uma caixa de cor preta para guarda óculos, que ele disse que a estava portando na cintura para simular estar armado, já que vem sofrendo ameaças de morte através de seus desafetos.
Diante dos fatos, e conforme especificados em Lei, as drogas foram recolhidas e junto ao boletim de ocorrência, ficaram à disposição do poder judiciário. Já o autor foi liberado, tão logo assinou o termo circunstanciado de compromisso em comparecer para audiência, perante o juizado especial criminal, no Fórum Carvalho Mourão.