Emboabas

Greve dos tanqueiros afeta abastecimento dos postos de combustíveis de SJDR

Foto: Reprodução

A greve dos tanqueiros, categoria dos entregadores de combustíveis, em Minas Gerais, deflagrada na madrugada de quinta-feira (21), já está afetando a vida dos motoristas são-joanenses. Ontem, para garantir combustível, foi aberta uma corrida aos postos da cidade, formando longas filas.

No início da manhã desta sexta-feira (22), a Rádio Emboabas conseguiu contato com três postos. Um deles está com os estoques de todos os produtos zerados desde ontem. O segundo, tem apenas álcool disponível. E o último, ainda há estoque de todos os tipos de combustível. A expectativa é que dure até o meio da tarde de hoje.
Apesar de não haver uma data para término da paralisação, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado alega que encher os tanques sem necessidade, neste momento, pode agravar o desabastecimento. Justamente, pois quem, de fato, precisa de combustível, pode não encontrá-lo.

O presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Minas Gerais (SindTaque), Irani Gomes, alega que a greve teve 100% de adesão da categoria. O objetivo é protestar contra a alta dos combustíveis ofertados pela Petrobras e o valor do ICMS.
Em nota, afirmou: “Em protesto contra o ICMS dos combustíveis em Minas e os altos custos dos combustíveis praticados pela Petrobras, dois caixões, simbolizando a ‘morte do frete’, foram colocados na entrada da BR Distribuidora. O movimento também está sendo realizado no Rio de Janeiro e Espírito Santo”.
Disse, ainda, que o óleo diesel hoje representa quase 70% do valor do frete.

Sair da versão mobile