Emboabas

ASAPAC realiza campanha do Outubro Rosa

Foto: Reprodução/ASAPAC

O movimento Outubro Rosa é uma ação internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Já muito tradicional, a campanha foi criada em 1990 nos Estados Unidos. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações com foco na prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Em São João del-Rei, a ASAPAC – Associação de Amparo a Pacientes com Câncer, realiza anualmente ações para contribuir nesta campanha.


Neste ano, as ações acontecem em formato híbrido: algumas atividades são presenciais e outras acontecem por meio de live. O gerente da ASAPAC, Valdecir Braga, comenta sobre a importância da iniciativa. “O câncer de mama, hoje, infelizmente atinge muitas mulheres. Aqui na ASAPAC, não é diferente. Hoje, nesse mês de outubro, temos mais de 60 mulheres realizando o tratamento e atendimento da nossa equipe. A nossa maior preocupação é o diagnóstico precoce. A mulher precisa se tocar e fazer seus exames preventivos”.

Ele também destacou alguns pontos da programação: “A programação é mais uma vez organizada pela ASAPAC e pelo CEAE – Centro Estadual de Atenção Especializada, conhecido como Viva Vida. Temos o apoio do Lions Clube e a Climagem. Vamos sortear 20 mamografias para mulheres de 50 a 69 anos, como preconiza o SUS”, relata.


No dia 21 de outubro, às 9h30, a mastologista Dra Nicole Rangel participa do programa Em Foco da 92,7 FM para esclarecer dúvidas sobre o tema. A programação completa está nas redes sociais da ASAPAC.


Vale lembrar que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, e também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Os principais sinais suspeitos de câncer de mama são: caroço, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja e alterações no mamilo.

Sair da versão mobile