No Brasil, segundo dados de 2020 da Sociedade Brasileira de Cardiologia, quatro em cada dez adultos sofrem com o nível de colesterol elevado. Esse número é bastante expressivo e equivalente a cerca de 18,4 milhões de pessoas, que correm o risco de ter algum problema agudo.
Entretanto, o colesterol, em níveis controlados, não é um vilão; muito pelo contrário: é fundamental no corpo. Quem explica é a Doutora Tatiana Miranda, que é médica de família e comunidade. “É um tipo de gordura que temos no corpo, faz parte da nossa estrutura do organismo, das células do cérebro, dos nervos, dos músculos, que está presente no coração. E é essencial para que nosso corpo funcione bem. Também ajuda com a vitamina D”.
Ele é dividido em dois tipos: HDL e LDL, chamados popularmente de bom e ruim. A médica explica sobre o bom: “O colesterol bom é como se fosse um lubrificante, ele passa nas veias limpando”.
Já o LDL em excesso pode prejudicar o fluxo do sangue. “Esse podemos comparar com a gordura que gruda no cano da pia. Ele é mais pesado e vai se acumulando nas veias, entupindo. Se entupir tudo e o sangue não passar, se for no coração a pessoa tem o que chamamos de infarto e se for no cérebro, o que chamamos de derrame “. E para manter os níveis controlados, a alimentação balanceada com mais produtos naturais do que industrializados é fundamental. Esse hábito também deve ser aliado da atividade física.