Idosos reunidos, aprendendo, trocando informações e sendo parte de um grupo: esse é programa Universidade Para a Terceira Idade da UFSJ. Coordenado atualmente pela professora Elisa Tuller, a iniciativa já soma mais de duas décadas e meia de atuação. Como proposta, está a preparação e o acompanhamento da vivência das pessoas na Terceira Idade através de um processo de educação permanente. A coordenadora explica a importância de manter esses idosos ativos: “Exatamente essa questão de manter ativo, de manter esse papel social, o pertencimento a um grupo. Nas palestras, eles têm interesse, têm dúvidas. E já tivemos palestra de questão jurídica, de questão de saúde, de saúde mental… É o momento de ter essa convivência, essa participação e descontração”, relata.
Antes da pandemia da Covid-19, o programa era presencial e também contava com atividades: ginástica, língua estrangeira, desenho e pintura, artesanato, informática, dentre outras. Com a necessidade do isolamento social, o programa se reorganizou de forma virtual. Para se ter uma ideia, até mesmo bingo online animou os idosos. “Durante a pandemia, foi um grande desafio, porque as atividades eram presenciais no Campus Santo Antônio com aulas, oficinas e palestras presenciais. Agora, estamos de forma remota, mas mesmo assim conseguimos ofertar jogos, palestras, oficina e interação por meios online e até WhatsApp”.
A professora Elisa também destacou que a expectativa é de abrir espaço para novos interessados. “Agora, pelo momento, temos quase cerca de 100 idosos, dependendo das atividade. Para o ano que vem, vamos tentar retomar o que for possível e as inscrições de novas pessoas para organizar novamente em turmas”. É possível acompanhar as ações pelo www.instagram.com/terceiraidadeufsj. Interessados em fazer parte pode encaminhar um e-mail para: terceiraidade@ufsj.edu.br. Novas turmas ainda serão organizadas para o próximo ano.