Com a ampliação do calendário de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, a movimentação das escolas para o retorno das aulas presenciais começou, e entre os desafios de cumprir todos os protocolos de higiene e prevenção à doença, surge outro: a saúde mental, em especial dos alunos.
Muitas escolas municipais já retornaram com as aulas e outras ainda estão se preparando para isso. Após tanto tempo em casa, muitas pessoas já sentem o desgaste e o cansaço. Dessa maneira, buscar formas de cuidar da saúde mental no retorno às aulas é necessário para ter mais tranquilidade. A Secretária Municipal de Educação de Santa Cruz de Minas, Cristina Muffato, orienta que pais e responsáveis que perceberam nas crianças sinais de ansiedade e depressão procurem por ajuda e agendem atendimento psicológico na Secretaria de Educação. “Algumas crianças estão apresentando sinais de ansiedade e depressão decorrentes do isolamento domiciliar, mudanças na rotina, como o ensino remoto e a falta do convívio familiar que a escola proporciona. Por isso, a Secretaria de Educação está oferecendo atendimento psicológico aos alunos. Os pais que perceberem que os filhos com algum sintoma de ansiedade, depressão devem procurar a Secretaria para ofereceremos esse suporte”.
Em Santa Cruz de Minas, as aulas presenciais serão retomadas a partir do dia 18 de outubro, segunda-feira. Inicialmente, o formato adotado será híbrido: aquele em que parte dos alunos tem aulas presenciais em uma semana e aulas online em outra.