Estar em dia com a saúde está diretamente relacionado a ingerir todas as vitaminas, nutrientes e minerais que o nosso corpo precisa. Porções de salada, verduras, arroz, feijão e alguma proteína devem ser dosadas no prato para manter o equilíbrio.
Quem explica mais é a Amanda Resende, nutricionista do Programa Nacional de Alimentação Escolar em São João del-Rei. Ela dá a dica de ficar atento ao nosso corpo para verificar se a quantidade está adequada. “Com relação à quantidade, é preciso ficar atento aos sinais do nosso organismo. Quando estamos saciados e quando temos fome, assim conseguimos comer o suficiente”, explica.
Outra recomendação é distribuir os alimentos pelas refeições do dia, assim se evita de passar muito tempo em jejum ou comer uma grande quantidade de uma vez. “Se a fome não é tão grande, não precisamos exagerar na quantidade e se alimentar até estar satisfeito e não com a sensação de ‘cheio’. O ideal é dosar ao longo do dia”. Essa atenção especial à quantidade suficiente também pode trazer reflexos positivos na conta do mercado. É que assim conseguimos evitar desperdícios. “Quando planejamos a quantidade também podemos ter economia, jogando menos alimento fora, já que assim não se perde em casa no armazenamento. São porções menores mas que são suficientes com os nutrientes que o corpo precisa”, relata.
Além da alimentação balanceada, um item que é indispensável durante a rotina é a ingestão de água. Vale sempre manter uma garrafinha por perto e se manter hidratado.