Por volta das 22h30, na noite de quarta-feira (06), uma das guarnições do tático móvel, realizava patrulhamento preventivo pelo bairro do Tijuco em São João Del-Rei, momento em que transitando pela Rua São José, próximo da Igreja, depararam com três indivíduos ali sentados e em atitude suspeita.
Ao notarem a aproximação da viatura policial, se levantaram e se separaram. Como dois deles, são adolescente, e já conhecidos no meio policial, por envolvimento com crimes diversos, foram abordados e identificados como sendo o jovem, JCAS de 19 anos e os adolescentes SRGN 17 anos e GGN de 16 anos, com o qual foi localizado no bolso da blusa que trajava, um cigarro artesanal com maconha.
Ao ser procedida busca pessoal no jovem, este relatou aos militares ser soldado do Exército Brasileiro e que serve no 11º Batalhão. Disse ainda ser usuário de maconha, que sabia que o adolescente portava um cigarro com maconha, más que naquele momento não iria fazer uso pois já havia feito mais cedo.
O adolescente que portava a droga, assumiu a propriedade da mesma, relatando ser para consumo pessoal, porém não revelou onde e nem de quem a adquiriu.
Assim sendo, e devido a suspeição, foi dada voz de apreensão aos adolescente e de prisão ao maior, os quais, juntamente com o cigarro artesanal com maconha, levados foram para a delegacia de polícia civil de plantão. O fato foi comunicado ao Oficial do Dia no 11º Batalhão e um Sargento acompanhou o registro da ocorrência, sendo os envolvidos colocados à disposição da autoridade policial para serem ouvidos e os demais procedimentos relativos ao fato.