O mercado de trabalho de Santa Cruz de Minas registrou evolução significativa em julho, gerando 32 novas vagas de emprego com carteira assinada, 14 a mais em relação a junho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Ao todo, foram 47 contratações contra 15 demissões.
A histórica Tiradentes deu um salto ainda maior. No mesmo mês abriu 60 oportunidades de trabalho, 46 a mais frente ao mês anterior. Este é o melhor patamar desde novembro do ano passado. Foram, no total, 132 contratações contra 72 demissões.
O índice de crescimento dos postos de trabalho na região acompanha uma tendência nacional. Grande parte do Brasil tem registrado maiores movimentações econômicas. Isso em razão das flexibilizações e do avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19.
No panorama estadual, por exemplo, Minas Gerais abriu 34.333 vagas formais no mesmo período, 1.515 a mais se comparado ao mês anterior.
O setor que mais contribuiu para essa escalada foi o de serviços, que engloba atividades como comércio, limpeza, financeiro, imobiliário, beleza e cuidados e outras. Só neste campo foram 12.276 novas oportunidades. Destaque positivo também para comércio e indústria geral, responsáveis por mais de 16 mil das vagas geradas. Construção civil e agropecuária, igualmente, obtiveram desempenho favorável.