Foi no início da tarde de quinta-feira (30), por volta das 13h. Atendendo solicitação via central de operações do 38º Batalhão, policiais militares compareceram em um supermercado, no centro de São João Del-Rei, onde uma mulher teria sido detida por funcionários, após tentar sair com mercadorias dentro de sua mochila, e sem pagar por elas.
No local os militares fizeram contato com a solicitante, e essa relatou que a autora ali entrou, portando uma mochila às costas. Desconfiados de tal atitude, monitoraram a cidadã e presenciaram a mesma retirando diversas mercadorias das prateleiras e as colocado dentro da mochila. Em dado momento, ela saiu do interior do estabelecimento, sem pagar pelos produtos. Foi então abordada e a polícia acionada.
Os militares identificaram a autora como sendo a cidadã JAFB de 27 anos, residente no bairro do Guarda Mor. Na mochila estavam os seguintes produtos; um pacote contendo cinco potes de iogurte, quatorze pacotinhos de suco de vários sabores, uma lata de azeite, dois pacotinhos de queijo ralado, um pacote de macarrão, um pote de tomate seco, dezoito frascos de Yakult, um pacote de sopão de 196 gramas, seis frascos de 75 ml de bebida láctea, entre outros.
Indagada ela assumiu o furto e entrou em contradições por qual motivo o praticou, hora dizendo ser por necessidade, hora dizendo que seria para o filho, depois disse que seria para seu consumo, chegando até a dizer que seu marido e filho estariam na cidade do Rio de Janeiro, e não teriam data para voltar. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante à autora, a qual, juntamente com os produtos do furto, levada foi até a delegacia de polícia civil. Ali foi devidamente qualificada em boletim de ocorrência e colocada em seguida à disposição da autoridade policial de plantão para ser ouvida e ter o flagrante ratificado.