Emboabas

11 dos 20 Cachorros que foram retirados da casa do seu Ricardo, por alegação de maus-tratos, retornam para residência de origem no bairro Bonfim; caso ganhou grande repercussão nas redes sociais locais

Foto: Reprodução/ Pixabay

O desdobramento de uma denúncia de que havia cachorros sofrendo maus tratos em uma residência no Bonfim ganhou grande repercussão nas redes sociais locais, nos últimos dias. No dia 18 de setembro, a vereadora Mara Nogueira Souto (PSC) e a responsável pelo Centro de Apoio aos Animais de São João del-Rei, Fabiana Gomes, com o apoio da Polícia Militar do Meio Ambiente, compareceram na residência do aposentado Ricardo Carvalho, 54 anos, que possuía 45 cachorros em casa.

De acordo com Ricardo, ele foi alvo de uma denúncia por parte de um vizinho que alegava mau cheiro vindo da residência. “No sábado, dia 18, às 8h quando eu levantei e fui começar a limpar as fezes dos cachorros, a Polícia bateu no portão e eu deixei entrar, sem mandato sem nada. O sargento filmou e eu disse: o senhor está vendo que é do dia. Nisso, o sargento foi e buscou a Mara e a Fabiana, e elas já chegaram filmando já”.

Ricardo foi conduzido à delegacia de Polícia e de lá, recebeu voz de prisão por maus tratos a animais sendo encaminhado a cadeia de Resende Costa, onde ficou preso por dois dias. Nesse meio tempo, de acordo com Ricardo, foram retirados 20 animais do local. Os demais permaneceram em sua residência, sob tutela do Centro de Zoonoses.“ Os de raça foram todos com a Mara, mas os vira latas ficaram todos aqui”, afirma Ricardo. O aposentado recebeu um habeas corpus e por orientação da advogada, ficou na casa de sua tia, até receber a autorização para retornar para sua casa com os cachorros na residência.

No entanto, na última sexta-feira, dia 24 de setembro, 11 dos 20 cachorros foram devolvidos ao Ricardo. “Na quarta-feira, eles disseram que iam entregar às 14 horas, mas como os cachorros ficaram juntos, uma acabou morrendo, porque os cachorros maiores a mataram. Até que na sexta-feira, eu estive na minha casa para buscar roupas, e quando eu estava saindo a Polícia chegou acompanhada da Fabiana e já me entregou o meu pinscher. Eu não ia receber, até ter a autorização do juiz, mas ela disse que já estava conversado. E meus cachorros ouviram a minha voz e ficaram doidos, tudo pulando em mim”.

Ricardo disse que cinco filhotes ficaram para adoção, e testemunhas o disseram que três cachorros fugiram e dois morreram no abrigo para aonde foram levados, no bairro Caieiras. Seu Ricardo garante que apesar do local ter ficado sujo de um dia para outro, porque faltou água na residência, os animais são todos bem cuidados e ele cuida de todos sozinho, sem ajuda de organizações ou poder público. O aposentado disse ainda que já está orçando a construção de um canil para o local. “Adotar eu não vou adotar mais não, vai doer, mas não vou adotar mais. Espero ficar com esses aqui, se a lei permitir. E agora, eu vou fazer um canil. Eu já orcei aqui e vai ficar em R$3.500. O pessoal pensa que casa de Cohab é pequena, mas aqui tem horta grande e eu vou arrumar um canil e esperar que a justiça seja feita”.

A reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com o Centro de Apoio aos Animais e foi informada que será emitida uma nota oficial sobre o ocorrido. A reportagem da emissora segue tentando contato com a vereadora Mara e com a Polícia Ambiental.

Sair da versão mobile