A dor nas costas já não é um problema exclusivo das pessoas mais velhas. Na verdade, essa é uma queixa comum em todas as faixas de idade. Na área cervical, o incomodo é causado muitas vezes pela má postura. Quem vai explicar mais sobre o tema é o médico em formação e membro do projeto Eu Como Cultura, Vinícius Resende.
Primeiro, ele destaca qual parte da coluna é classificada como cervical: “A coluna vertebral é o eixo central do nosso corpo e sustenta nossa posição em pé ou sentado. Iniciando por cima, temos a cervical, torácica e lombar. A cervical começa bem abaixo do crânio e termina no topo da torácica. São 7 vertebras que compõe a cervical”, disse. A postura torta ao se sentar, deitar ou até mesmo caminhar pode prejudicar as costas. Um outro vilão é o celular. É o que o uso incorreto e frequente força o pescoço. Ao se abaixar para mexer no smartphone, a cabeça fica em um ângulo de 60 graus, o que faz com que o peso dela aumente em aproximadamente 21 quilos. “Um dos motivos são hábitos incorretos de vida, como a postura ao realizar alguma atividade. Ou seja, a má postura e o esforço físico em excesso são os maiores fatores de risco. Muitas pessoas têm dores no pescoço por causa do celular, já que essa má postura gera dores cervicais”.
Além de manter a postura adequada, outra dica é alongar os músculos para fortalecer. Já no caso de dores persistentes, a orientação é procurar um médico na UBS mais próxima da residência.