Emboabas

Teatro da Pedra mantém projeto contemplado pelo Criança Esperança, no Cajuru, até o final de 2021

Foto: Reprodução/ Teatro da Pedra

Há mais de uma década, o grupo Teatro da Pedra realiza o projeto Arte por Toda Parte, que tem como foco levar aulas de teatro, dança, circo, dentre outras manifestações culturais para diferentes cidades do Campo das Vertentes. No ano passado, essa iniciativa do grupo foi contemplada no Criança Esperança, da Rede Globo. E a partir daí, a companhia intensificou as suas atividades no distrito de São Miguel do Cajuru, e até o final deste ano, o grupo promete ainda diferentes ações na localidade.

Em entrevista ao programa “Em Foco” da Rádio Emboabas, o ator e arte educador, Gustavo Rosário contou como ocorreu a contemplação pelo programa da emissora carioca e também sobre a importância do projeto Arte por Toda Parte. “Ano passado a gente fez a inscrição para esse projeto, o Criança Esperança, onde saiu esse projeto e a gente resolveu escrever sobre o nosso trabalho. A gente já está há muito tempo atuando aqui, levando essas aulas para essas pessoas, então, uma maneira de levar para fora, de levar para mais longe, para as pessoas conhecerem o trabalho que a gente tem feito aqui no interior de Minas Gerais. Para a gente é muito importante as pessoas verem que estamos no interior de Minas Gerais sim, mas estamos resistindo, estamos fazendo teatro, estamos mudando a vida das pessoas.”

No projeto desenvolvido no distrito de São Miguel do Cajuru, é oferecido aos participantes aulas de música, dança e teatro. Além dessas atividades, Gustavo explicou que o grupo está realizando uma pesquisa para conhecer um pouco mais sobre os moradores do distrito, assim como as particularidades do local. “Também estão sendo feitas entrevistas com os atrativos culturais da cidade, os educadores estão indo de casa em casa entrevistando as pessoas, sabendo sobre a vida das pessoas, com o que elas trabalham, para de fato entrar para tentar saber o que acontece na comunidade, resgatar um pouco da memória da comunidade, da herança que a comunidade tem para oferecer e colocar isso em foco, a vida deles, a comunidade deles, esse é o foco do projeto do Criança Esperança.”

O arte educador relatou que desde a contemplação do projeto pelo Criança Esperança, a companhia teve que se adaptar por conta das restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus, inclusive em alguns momentos as aulas aconteceram de forma remota.

Gustavo ainda falou sobre as atividades que serão desenvolvidas pela companhia teatral até o final deste ano, no distrito mineiro, uma vez que em 2021 se encerra a parceria com o Criança Esperança. “Esse trabalho vai até o fim do ano agora, tem muita coisa ainda para rolar na comunidade, vai ter espetáculo de fim de ano, vai ter cortejo lá cidade. Está sendo um trabalho bem legal de resgate da memória de São Miguel do Cajuru.”

Para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelo Teatro da Pedra, o site do grupo é o: https://www.teatrodapedra.org/.

Sair da versão mobile