Foi no início da tarde de quarta-feira (15), por volta das 13h. Empenhados pela central de operações do 38º Batalhão, militares de uma das guarnições da 189ª Companhia deslocaram até a Rua José Alves de Abreu, no Barro Preto, em São João del-Rei, onde denúncia dava conta de que um homem estaria ameaçando outro de morte e portando uma faca.
Chegando ao local os militares fizeram contato com um dos envolvidos, o cidadão RCS de 31 anos, o qual relatou que um cidadão, posteriormente identificado como ECBS de 33 anos, foi até a casa dele e passou a ameaça-lo de morte. Ele portava uma faca com cabo branco, aparentando ser uma faca de açougueiro, dizendo que ali voltaria para mata-lo. Ainda segundo o solicitante, ele está morando com um homem, que foi companheiro do autor, e seria esse o motivo das ameaças.
De posse das características do outro envolvido, os militares saíram em rastreamento pela região e localizaram o mesmo, transitando em via pública no bairro do Tijuco. Esse ao notar a aproximação da viatura policial se assustou. Foi então abordado e submetido a busca pessoal, sendo localizado dentro de uma bolsa que ele portava, uma faca com cabo branco e cerca de 15 centímetros de lâmina.
Indagado sobre os fatos, disse ele ter sido ameaçado de morte pelo outro envolvido, o qual no momento portava um facão em uma das mãos e uma barra de ferro na outra. Que o motivo seria pelo fato de seu ex-companheiro estar se relacionando atualmente com o solicitante. Disse ainda que portava a faca para sua segurança, e que pretende tomar as medidas judiciais relativas ao fato.
Diante dos fatos e da crise conjugal, os militares recolheram a faca utilizada nas ameaças, para junto ao boletim de ocorrência ficar à disposição do poder judiciário. Já os autores, conforme previsto em Lei, que trata o crime de ameaça como de menor potencial ofensivo, depois de qualificados no boletim, foram liberados assim que assinaram os respectivos termos de compromisso em comparecer para audiência, perante o juizado especial criminal, no Fórum Carvalho Mourão.