Emboabas

Setembro amarelo acende alerta para a saúde mental

Foto: Reprodução

Estamos no Setembro Amarelo – mês que ficou conhecido por chamar a atenção da população contra o suicídio e também reforçar a importância da Saúde Mental. O Brasil é o país que mais registra pessoas com casos de depressão e ansiedade, segundo um estudo recente da Universidade de São Paulo. O psicólogo Raphael Lawrence explica porque essa campanha brasileira iniciada em 2015 é importante para a prevenção. “A OMS lançou em seu relatório que o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo mundo e a partir do momento que esses dados são tão alarmantes e estão ao nosso redor, é preciso que todos nós saibamos identificar pessoas que estão precisando de ajuda para que possamos prevenir”, disse.

A saúde mental, assim como terapia e outros tratamentos, ainda são tabus para muitas pessoas. Raphael destaca como é possível mudar essa visão. “Infelizmente, muitas pessoas carregam esse estigma em relação ao psicólogo, ao psiquiatra. Quando se é recomendado que se faça uma terapia, a pessoa já tem aquela frase pronta ‘eu não, são sou doido’. E é importante mostrar cada vez mais que a terapia, o acesso ao psicólogo é benéfico a toda população e é para ajudar nos tratamentos da saúde mental”, relata.

Além de procurar apoio profissional, existe também o CVV – Centro de Valorização da Vida. Essa é uma ferramenta de apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente. O número é 188 ou pelo site cvv.org.br.

Sair da versão mobile