Close sidebar
Servidores do IEF alertam para prejuízos ambientais de queimadas para Serra de São José
8 de setembro de 2021

Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros de São João del-Rei

A Serra de São José faz parte de áreas de proteção ambiental, de cuidado do Instituto Estadual de Florestas A Serra abriga um importante remanescente da Mata Atlântica, bioma declarado, em 1994, Reserva da Biosfera através Programa Homem e Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Com o período mais seco do ano, os servidores alertam para os prejuízos de queimadas e focos de fogo, mesmo que ao redor da área protegida. Quem fala mais sobre o assunto é Mariana Vicentini, servidora do IEF. “A vegetação está muito seca neste período e por isso, a situação é critica. Infelizmente, as queimadas acontecem de causa provocada, é o homem que coloca o fogo, seja por retaliação por alguma atitude do IEF, ou para gerar pasto e infelizmente não compreendem que isso é degradação ambiental, ou alguma fogueira de acampamento que deixou acesa no ambiente”, explica.

Fabíola Resende, também servidora do IEF, esclarece como as queimadas são prejudiciais ao ambiente. “Aqueles animais que vivem na Serra, como jaguatirica, lobo guará, passarinhos, têm sua dinâmica de população. Eles sofrem a perda do seu habitat com o fogo. Isso prejudica a fauna da Serra, então ações podem ser tomadas contra os proprietários que estão colocando fogo em suas propriedades”, conta. Vale destacar que promover queimadas é crime e pode gerar detenção. Para verificar os focos, é utilizado sistema via satélite.

Desde o último domingo, dia 5 de setembro, um incêndio atinge a Serra de São José; Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma fazenda na região de Prados e rapidamente se espalhou. Uma estimativa inicial é de que as chamas tenham atingido cerca de 450 hectares, se tornando o maior incêndio na Serra nos últimos anos. Ainda de acordo com os bombeiros, o controle das chamas ainda não foi possível e agora pela manhã de quarta-feira (8) as equipes retornaram ao combate. Como as proporções do incêndio só aumentam, o Comando do Corpo de Bombeiros mobilizou um efetivo de cerca de 15 militares que se voluntariaram (todos em sua folga). O IEF também deverá contar com um número maior de brigadistas e há a expectativa do empenho de mais uma aeronave. Ontem (7), os combates se concentraram na região conhecida como Trilha da Nininha.



Rádio Emboabas
Olá, como podemos lhe ajudar?
96,9 FM (32) 9 9948-1969
92,7 FM (32) 9 8807-1927
Comercial/Administração (32) 3371-8025

Contato

Escolha uma das formas abaixo e entre em contato conosco!

Endereço: Praça Prefeito Antônio das Chagas Viegas, 130 (2º andar) São João Del Rei – MG – CEP: 36300-060

Telefones: (32) 3371-8025

E-mail: emboabas@emboabas.com

WhatsApp 92,7 FM: (32) 8807-1927

WhatsApp 96,9 FM: (32) 9948-1969

WhatsApp Emboabas: (32) 3371-8025

Siga nossas redes sociais!

© 2006 - 2024 Rádio Emboabas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo