Na quinta-feira, dia 02 de setembro, São João del-Rei chegou na última faixa etária de adultos para a vacinação contra a Covid-19. Foram vacinados com a primeira dose, jovens de 18 anos. No entanto, não é possível afirmar que foram contemplados todos os adultos da cidade. A primeira situação que deve se levar em conta é que a vacina, apesar de essencial para o combate da pandemia, não é obrigatória. Outra situação é que algumas pessoas podem ter ficado impedidas de receber a vacina por algum motivo de saúde, como sintomas gripais ou a própria contaminação por covid-19.
Três unidades de saúde do município são referências em vacinas contra a Covid-19: Unidade Básica de Saúde do bairro Colônia do Marçal, Unidade de Saúde do bairro Tijuco e no Núcleo Materno Infantil – Centro. Sempre na parte da manhã de 8h às 11h. Os documentos que devem ser apresentados são: identidade, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência. Também é possível buscar orientações na unidade de saúde mais próxima de sua residência. A Secretaria de Saúde não anunciou repescagem em drive-thru, mas a pasta já realizou repescagens nesse modelo, para segundas doses. O que pode vir acontecer também para primeiras doses.
Além de realizar repescagem para primeiras doses, a Secretaria de Saúde continua com a campanha de vacinação em segunda dose. E já realizou um pré-cadastro para levantamento de quantos adolescentes com comorbidades devem ser vacinados na cidade, esse será o próximo público a receber o imunizante. E ainda no mês de setembro, Minas Gerais deve começar a aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19. O esquema vacinal será feito com um imunizante diferente do que foi administrado anteriormente e, neste primeiro momento, a terceira dose será destinada para a população idosa e pessoas com baixa imunidade. O início desta nova fase da campanha dependerá do envio de doses por parte do Ministério da Saúde.