Uma área de cerca de 10 hectares foi tomada pelas chamas de um incêndio, neste domingo (29), iniciado em um caminho de acesso à Trilha do Carteiro, na Serra do São José. Militares do 2º Pelotão de Bombeiros de São João del-Rei foram acionados para apagar o fogo. No local, que fica próximo à região de Coronel Xavier Chaves, a equipe se juntou a brigadistas do Instituto Estadual de Fazendas (IEF) para combater as chamas, que atingiram uma região de difícil acesso.
Com o uso de abafadores, bombas de água e sopradores, as equipes trabalharam durante toda a tarde e conseguiram controlar o fogo. O Sargento Braga relata como foi o atendimento à ocorrência. “Foi uma tarde inteira de muito trabalho, sempre em conjunto com os brigadistas, que são uma ajuda muito valiosa nestas situações. O local é de acesso muito complicado, sendo necessário caminhar por cerca de meia hora para chegar até a linha de fogo. Além disso, trata-se de vegetação muito fechada, o que dificulta muito conseguir se deslocar até onde queimava”.
Sobre as causas do incêndio, Braga afirma que não foi possível chegar a uma conclusão oficial. “Não foi possível localizar nenhum autor, mas sempre existe a possibilidade de ação humana. Infelizmente é muito comum que pessoas provoquem essas queimadas de maneira proposital, o que, principalmente nesta época do ano, pode se tornar algo de grandes proporções”.