Foi através de um plantão, que o jornalismo da Rádio Emboabas informou que São João del-Rei entrou para a lista das cidades mineiras que confirmaram a variante delta da Covid-19. Mas por que a situação merece destaque? Qual a diferença e quais os impactos dessa notícia? A preocupação é porque estudos recentes vêm apontando que essa nova versão do Coronavírus é muito mais transmissível e tem maior probabilidade de invadir o sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo. Ela, inclusive, pode ser tão contagiosa quanto à catapora. Em estudos também foi mostrado que a quantidade de vírus em uma pessoa infectada com delta é mil vezes maior do que a observada em pessoas infectadas com a versão original do vírus.
Especialistas já confirmaram que pessoas vacinadas infectadas pela variante delta carregam tanto vírus no nariz e na garganta quanto as não vacinadas e podem espalhá-lo com a mesma rapidez, no entanto, com menos frequência. O estado de Minas Gerais já confirmou 101 infectados, dos quais dois evoluíram a óbito.
Os dois pacientes confirmados em São João del-Rei já estavam com esquema vacinal completo, o que colaborou para que os sintomas não fossem graves. A Pfizer afirmou que o imunizante possui eficácia reduzida contra variante. Já a AstraZeneca se mostrou 92% eficaz contra hospitalização pela cepa. O Butantan iniciou recentemente um estudo para medir a eficácia da CoronaVac, mas dados iniciais do fabricantes indicam que a vacina consegue atuar contra a mutação. A Janssen anunciou que a vacina Janssen protege contra a variante por até oito meses.
Os principais sinais da variante delta são febre, dores de cabeça, coriza e dor de garganta. Com a variante, os casos têm menor ocorrência de tosse e perda de paladar e olfato, o que pode levar o paciente a confundir com os sintomas de um resfriado comum. Por isso, é muito importante que as pessoas procurem as unidades de saúde no caso de sintomas da doença. Além de continuar com as medidas de prevenção: como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.