Após a confirmação de dois casos da variante delta do novo coronavírus registrados em São João del-Rei, a Secretaria Municipal de Saúde estuda se já existe transmissão comunitária no município. Ou seja, quando já não é mais possível identificar a origem do vírus, onde a pessoa foi infectada. A enfermeira do setor de epidemiologia de São João del-Rei, Eliene Freitas, disse que os dois pacientes iniciaram com os sintomas no início do mês de agosto e tiveram contato. “Eles têm contato entre si, embora não sejam da mesma família. São pessoas, que graças a Deus, evoluíram bem e estão de alta. Inclusive, já retornaram para suas atividades de trabalho”. Ambos já haviam recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19, que garantem o fechamento do ciclo de imunização. Ainda de acordo com Eliene, os pacientes já foram informados sobre os resultados dos testes.
Além dos exames dos dois pacientes, a pasta municipal de saúde enviou para o laboratório estadual outras amostras de são-joanenses para investigação. O objetivo é descobrir qual a cepa responsável pela infecção. Esse tipo de análise apenas é realizado em laboratórios especializados. Por esse motivo, as amostras devem ser encaminhadas para Belo Horizonte. “A gente observa uma crescente no número de casos. Em alguns pacientes tinham um contato de exposição que justificava a gene fazer uma análise mais afundo. O trabalho de identificação é por amostragem, e a questão de já ter identificado o vírus já é um sinal de alerta para que a população fique atenta e vigilante. Estamos falando de um vírus com alto risco de transmissão”, destaca Eliene.
São João del-Rei registrou até esta sexta-feira, 27 de agosto, 8.815 casos confirmados para Covid-19. Destes, 8.295 pacientes já receberam alta médica, 296 permanecem em quarentena e 224 pessoas vieram a óbito. Já as notificações suspeitas são 27.891. Dessas, 10.878 foram descartadas por teste negativo. Sobre o quadro hospitalar, são 31 pessoas internadas nas unidades de saúde, na ala Covid-19. Do total, 18 já confirmaram a doença e 14 são da cidade.